quarta-feira, 23 de novembro de 2011

De volta à STARSHIP

A STARSHIP vai proporcionar ao público reviver a era de ouro da discoteca, quando as noites macaenses eram embaladas pela magia dos anos 70 e 80.


Exposições de arte, desfiles de moda, shows, performances artísticas, dança, homenagens e muitas outras atrações vão fazer o público reviver momentos emocionantes. Serão duas noites de espetáculos que prometem envolver os convidados na atmosfera mística dos anos 70 e 80, quando a badaladíssima STARSHIP animava o salão do Tênis Clube Macaé. Os espetáculos acontecem nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2012 e vai reunir grande parte da sociedade macaense que vai embarcar nessa grande nave rumo ao passado.

De acordo com o produtor cultural Paulo Moraes, a STARSHIP começou no início da década de 70, no Clube Costa Brava, no Rio de Janeiro. Nessa época, as discotecas fervilhavam nas noites cariocas e Paulo começou a trabalhar como DJ. “Meu irmão Luiz Moraes produzia as festas e nessa época comecei a pilotar as pick-ups”, conta Paulo. 


Com apenas 16 anos, Paulo já trabalhava na produção de grandes eventos, como shows de Rita Lee, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Mutantes, O Terço, Rick Wakeman, Alice Cooper entre outros artistas. Nesta época ele convivia com o macaense Beto Souto Maior, que era o iluminador de várias dessas produções, com quem Paulo acabou fazendo amizade e trabalho. “Eu já sentia que viria para Macaé”, lembrando os convites do Amigo Beto. 

Até que em 1978, através do convite do então presidente do Tênis Clube, Paulo e a equipe de produção da STARSHIP "pousou" em Macaé com a proposta de retomar as noites animadas da sede social do clube. “Sabendo do nosso sucesso no Rio de Janeiro, fomos convidados a vir para Macaé para devolver o brilho aos salões do Tênis Clube que marcaram épocas na cidade, reunindo grande parte da sociedade e com isso resgatarmos os sócios e macaenses, que frequentaram o clube”, recorda.

A equipe precisou fazer uma grande reforma nos salões do Tênis, o que levou alguns meses de obras, até que em julho de 79, a STARSHIP começava em Macaé sua trajetória de sucesso e de muitas alegrias, onde permaneceu por quatro anos.

Paulo conta que logo no início, para chamar o público, eles usaram a criatividade e literalmente colocaram o circo na rua. “Convidamos artistas circenses do Rio de Janeiro e fomos para as ruas de Macaé divulgar a discoteca. Em um fim de semana distribuímos muitos convites e com isso lotamos o salão. Isso marcou o início do sucesso das noites da STARSHIP, que promovia vários atrativos, como os desfiles de moda, filmagens em Super 8, as Copa Pecado de Surf, o Festival STARSHIP de Música Popular Brasileira e  shows como Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Os Engenheiros do Hawaii entre outros,  que agradavam muito o público macaense”, lembra.







Para revivermos momentos da STARSHIP, está sendo preparado o desfile da Máfia e da “Turma do Rock Metal”. "Para lembrar o clima dessas décadas, teremos coreografias elaboradas pela Cia Âmbar de Dança que trará muita magia e beleza em suas performances durante as duas noites da STARSHIP”, falou Paulo. 

Para trazer às pistas os sucessos dessa época, o público vai poder curtir o som das super bandas: A Cambada, Back in Blues e O Pulso, que darão uma atmosfera de túnel do tempo com músicas inesquecíveis. “O querido macaense Alfredo Manhães, que fez parte da STARSHIP entre os anos de 79 e 83 será o DJ, piloto das músicas mais dançantes da era do ouro da discoteca”.




Ainda está sendo produzido um vídeo com material inédito que inclui filmes e fotos da Macaé dos anos 70 e 80.  A Associação Macaense de Surfe e os surfistas ficarão em delírio ao verem seus ídolos nas ondas da Praia do Pecado em filmes e fotos. “Macaenses estão se unindo ao projeto, cedendo material de fotografia, como o professor Rossini. Os fotógrafos Romulo Campos, Claudia Barreto, Manoel Olive, Luciano Mattos Bogado, Wanderley Gil, Fernando Marcelo, Vavá Desema, Dunga entre outros estão cedendo fotos de seus arquivos para fazermos belas montagens com suas imagens. Os jornalistas José Milbs e Martinho Santafé também estão colaborando para enriquecer o acervo fotográfico e de reportagens. Os poetas Sandra Wyatt & Gerson Dudus farão uma bela apresentação que comoverá a todos! Macaenses ilustres de nossa sociedade fazem parte desse rico acervo que está sendo transformado em dois espetáculos”, fala Paulo.


Os dois dias de espetáculos também serão registrados para posterior criação de um documentário que ficará por conta do cineasta Phydias Barbosa juntamente com a CriArt Produções Audiovisuais, Índio Produções e a 2 Frames Filmes.

 




A luz, o som e efeitos ficarão por conta da FlatSom de Kleber Berti, que fará um belíssimo e inesquecível espetáculo. “Ainda faremos uma linda homenagem aos que partiram para a vida espiritual, numa linda apresentação de balé com imagens e som”, adiantou o produtor.

O renomado fotógrafo Lívio Campos levará a exposição “As Belas de Macaé”, com fotos dos anos 70 e 80, o internacional artista plástico Camões trará a sua exposição “Rio Antigo” relembrando o início da STARSHIP na cidade do Rio de Janeiro. A artista plástica Luciane Maioli respeitada mundialmente pelas suas obras, também encantará o público com a sua belíssima exposição "Os Mestres da Pintura".

“Esses são alguns dos inúmeros shows que farão parte das noites que ficarão por tempo eterno sobre as mentes e corações dos que irão aos espetáculos das noites de 27 e 28 de Janeiro de 2012 da STARSHIP, lembrando que a programação musical e de shows são diferentes nas noites, na sexta são atrações distintas das de sábado." falou Paulo.

Importante avisar aos interessados em participar dos espetáculos, para que possam fazer o cadastro através do email starship.br@gmail.com e com isso receberem notícias e garantirem suas presenças entre os convidados na pré-venda de ingressos e mesas. Caso existam fotos antigas em seus arquivos, peço que mandem para o email acima.














Uma boa viagem a bordo da nave dançante STARSHIP e tenham muitas alegrias!