A convite do produtor cultural Paulo Moraes, o artista plástico Eduardo Camões vai levar sua exposição “Rio Antigo” para Macaé, mais conhecida como a Capital do Petróleo. São verdadeiras obras de arte que retratam o Rio de Janeiro das décadas de 70 e 80. As telas ficarão expostas nos dias 27 e 28 de janeiro, no salão do Tênis Clube, durante o espetáculo da Starship, que por dois dias vai reviver os embalos da época de ouro das discotecas, com músicas da época, desfiles de moda, exposições de arte, dança, entre outros atrativos.
Carioca, Camões sempre demonstrou a sua aptidão para a pintura. Autodidata, sua paixão sempre foi o mar e a paisagem do Rio de Janeiro. Inicialmente hiper-realista, pintou as areias de Ipanema e os tipos da década de 1970. Já na década de 80, resolveu pintar o Rio iconográfico e, com essa pintura do “Rio Antigo”, torna-se um dos artistas mais aclamados da cidade e do estado.
Podemos destacar, entre os ápices de sua carreira: a encomenda pelo Marriott Hotel, com sede nos EUA, de um painel gigantesco para a cobertura do hotel que foi inaugurado no Rio de Janeiro em 2000 e hospedou o Presidente dos EUA, Barack Obama e sua família, em 2011. O Presidente ficou impressionado com a magnitude de tal obra que retrata a praia de Copacabana em 1900. Sua fama chegou aos EUA, onde imortalizou diversas regiões que foram pintadas como eram em 1800/1900, tais como São Francisco, na Califórnia; Manhattan, em Nova Iorque e a capital Washington D.C.
Entre os artistas, foi consagrado como imortal da Academia Brasileira de Belas Artes em 2006, ocupando a cadeira de Almeida Júnior, grande artista do século XIX. Suas obras são requisitadas por particulares e diversas importantes instituições públicas e privadas, tais como: Banco do Brasil, Banco Bozano Simonsen, Escola Superior de Guerra, Prefeitura de Niterói, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Recife e governo do Paraná.